C/A na ISA: Eleições na Associação

Por Javier Celedón Meneghello

Desde o domingo 15 de julho, mais de cinco mil sociólogues do mundo inteiro estão se reunindo no XIX Congresso Mundial de Sociologia na cidade de Toronto, para aprender, discutir e debater os rumos atuais da disciplina em suas diferentes áreas de pesquisa. Quem nos segue no Twitter e no Instagram  tem acompanhado as atividades do maior e mais estimulante evento de sociologia do mundo. Mas, como se organiza internamente a entidade que promover esse evento, a International Sociological Association (ISA)? Como toda organização, a ISA precisa de pessoas que colaborem e deem vida às múltiplas atividades que desenvolve esta que é a maior associação de sociólogues do mundo.

IMG_1384
Dr. Marcus Schulz

Na segunda-feira 16 de julho, depois de um dia de várias mesas de trabalho, de debates e partilhas multiculturais, um grupo menor de participantes se reuniu numa das salas do MetroTorontoConvention Centre, sede do congresso. Na ocasião, nós participantes tivemos a oportunidade de escutar os discursos dos candidates à presidência e às quatro vice-presidências que compõem a diretoria da ISA.

IMG_1383
Professora Sujata Patel

Todos destacaram o relevante lugar que a ISA ocupa no cenário de internacionalização que a sociologia – assim como o mundo – experimenta, e se comprometem a aprofundar esse caminho, criando redes e plataformas que permitam um intercâmbio maior entre nossos colegas.

Outro aspecto frisado pela maioria dos expositores foi o lugar do Sul Global na geopolítica do conhecimento. Os três candidates à presidência quiseram destacar seus vínculos intelectuais e biográficos com esta região do mundo que, sabemos, experimenta desafios e dificuldades próprias do fato de serem nações herdeiras das potências colonizadoras.

IMG_1382
Professor Sari Hanafi

As eleições para a diretoria da ISA serão realizadas na próxima quarta-feira 18 de julho às 9 da noite. Têm direito a voto os representantes dos diferentes comitês de pesquisa (Research Committee, em inglês), junto com os delegados das associações nacionais.

Os três candidatos à presidência da ISA são o Professor Sari Hanafi, Professor Titular na Universidade Americana de Beirut (Líbano) e atual vice-presidente das Associações Nacionais; a Professora Sujata Patel, Professora Titular na Universidade de Hyderabad (Índia); e o Dr. Marcus Schulz (Alemanha), que foi Professor Visitante da New School of Social Research e é o atual vice-presidente de Pesquisa.

As quatro vice-presidências que compõem a diretoria e que atendem as diferentes pastas de atuação na ISA são: Pesquisa, Associações Nacionais, Publicações, Finanças e Afiliação. 

IMG_1386
Professora Eloísa Martín

Os candidatos provém de diferentes partes do mundo e ressaltamos que, representando o Brasil, a única candidata latino-americana é a professora Eloísa Martín, coordenadora do projeto que deu início a esse blog, que é candidata para a vice-presidência de Publicações.

Ficaremos atentes e prontos para compartilhar com vocês quem serão os elegides para liderar esta organização que visa criar pontes entre os sociólogues do mundo inteiro.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s