C/Ast #4

Por Vinícius Volcof Antunes

Retomando nossa produção de podcasts, no programa desse mês conversamos com as professoras da UFRJ Lívia Benkendorf de Oliveira e Julia Polessa sobre o movimento de ocupação que, desde 2014, tem tomado as escolas secundaristas do país e aspectos da reforma educacional proposta pelo governo.

A entrevista foi gravada em 21 de maio de 2016, período mais intenso das ocupações na cidade do Rio de Janeiro, quando o Secretário da Educação municipal, Antônio Vieira de Paiva Neto, foi exonerado e substituído por Wagner Victer. Contudo, desde meados de agosto, temos acompanhado um movimento de reocupação, iniciado no estado do Paraná, que atualmente tem mais de 750 instituições ocupadas (ou 850 escolas, 14 universidades e 3 núcleos educacionais, segundo o site do movimento) contra a medida provisório 746 de reforma do ensino médio nacional, que extingue, entre outras coisas, a obrigatoriedade do ensino de artes, educação física e sociologia, e também contra a PEC 241, que institui o teto dos gastos em saúde e educação.

Essa nova onda de ocupação vem se espraiando para outros estados. No Rio de Janeiro, o colégio Pedro II, um dos mais tradicionais da cidade, tem as suas unidades ocupadas desde o começo desta semana, também contra as medidas governamentais acima mencionadas e o projeto Escola Sem Partido, comentado em nosso programa.

A entrevista foi conduzida por Vinícius Volcof Antunes e Leonel Salgueiro. Esperamos que gostem, comentem e compartilhem.

Bom programa!

Comentados no programa:
DURKHEIM, Émile. Émile Durkheim, por Jean-Claude Filloux.

Palestra do professor António Novóa, reitor honorário da Universidade de Lisboa.

Direção e edição: Vinícius Volcof Antunes.

Trilha Sonora:
Elza Soares. A Mulher do Fim do Mundo. Mais um Discos, Circus e Natura Musical, outubro de 2015.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s