C/Ast #1

Por Vinícius Volcof Antunes

Está no ar o primeiro C/Ast, o podcast do Circuito Acadêmico!

Nessa nova iniciativa, nossa equipe irá se reunir mensalmente para debater temas relevantes das Ciências Sociais e da produção e divulgação do conhecimento científico, sempre com um viés sociológico e bastante conteúdo, mas também de forma leve e divertida.

No programa de hoje, dando início a essa nova empreitada, vamos esmiuçar o projeto do Circuito Acadêmico, esse site nascido há pouco mais de um ano no seio do departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a partir da pesquisa coordenada pela professora Eloísa Martin. Quando e como surgiu, quais são seus objetivos e seu sentido, como tem se desenvolvido e muitas outras dúvidas e curiosidades serão respondidas nesse programa que você pode ouvir apertando o Play ou baixar em seu aparelho móvel através da indicação de Download.

Não se esqueça de curtir e compartilhar nosso conteúdo e também de deixar comentários, críticas e sugestões para nossos próximos episódios. Bom programa!

Download, clique aqui.

Membros da mesa: Joanna Cassiano, Leonel Salgueiro, Raphael Lebigre, Edmar Machado e Vinícius Volcof.

Depoimento de Eloísa Martin.

Agradecimentos à Mákina Cultural – Produtora e Editora, pelo apoio técnico.

Artigos comentados no programa:
CANO, Ignacio. Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil. Sociologias, Porto Alegre , v. 14, n. 31, p. 94-119, Dec. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000300005

Trilha Sonora:
Whiplash Original Soundtrack. Released: Oct. 07, 2014℗ 5AM Music Limited, Under Exclusive License to Varese Sarabande Records.

Anúncios

3 comentários em “C/Ast #1”

  1. Eu simplesmente adorei o cast e achei a proposta ótima. Fiquei mais aliviada que não sou apenas eu, uma recém-formada em ciências sociais, que se sente perdida. Eu também estudei no IFCS, fiz mil matérias de metodologia, mas não consegui me encontrar em lugar nenhum. Eu queria que vocês falassem sobre a importância (ou não) de um trabalho de conclusão. Confesso que ter me formado sem ter nada “concreto”, me deixou mais perdida ainda. Hoje em dia, estou fazendo uma segunda graduação, mas ainda na dúvida de ir ou não para um mestrado, justamente, porque não senti que fui totalmente preparada para isso. Como vocês disseram no cast, graduando tem muito pouco espaço no meio acadêmico e isso desmotiva muito.
    Não sei se vocês pretendem fazer isso nos próximos casts, mas acho que seria legal ter uma parte dedicada para leitura de emails/comentários, acho que isso vai incentivar mais aos ouvintes a interagirem com vocês!
    Parabéns e não deixem esse projeto lindo morrer! Vocês já estão no top de cast favoritos!

    1. Agradecemos por seu comentário, Dani Novaes, e por sua sugestão de pauta.
      Dúvidas e questionamentos como esse, que fazer parte da rotina de qualquer universitário brasileiro, estarão sempre no centro das nossas rodas de debates, acompanhe!
      Abraços!

  2. Pessoal, quero parabenizá-los pela iniciativa! Acompanho o site já há algum tempo e tem sido bastante enriquecedor tomar contato com as questões levantadas aqui, especialmente para quem como eu, atua na área da educação.Gostei muito da ideia do podcast, aliás, Sociologia no Ensino Médio poderia ser um bom tema. Acredito que a perspectiva pós colonial é fundamental se quisermos de fato construir um currículo perene e produtivo para a Sociologia no Ensino Médio. Abraços a todos!

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s