Ensino de Português nas universidades norte-americanas cresce 10,1% nos últimos 5 anos

Por: Joanna Cassiano

 Os dados são conclusões do estudo “Enrollments in Languages Other Than English in United States Institutions of Higher Education, Fall 2013” (*) , realizado pela Modern Language Association (MLA) e divulgado no último mês.  A pesquisa identificou uma queda de 6,7% no número de graduandos e pós-graduandos norte-americanos que estudam algum idioma estrangeiro.

Dados do levantamento apontam que em Outubro de 2013, o número de alunos em contato com a Língua Portuguesa era de 12.415, representando um aumento de mais de 50% em relação ao ano de 1990. O número de instituições norte-americanas com oferta de aulas de português também apresenta aumento progressivo: em 1990, eram apenas 145, número que subiu para 221 em 2009 e para 238 em 2013. Segundo os autores do relatório: “Das línguas não europeias, notamos que o aumento dramático do português é paralelo ao aumento da atenção prestada ao Brasil”.

 Com a participação de um milhão e meio de estudantes, a pesquisa apontou ainda que no período entre 2009 e 2014, apenas quatro idiomas mostraram crescimento na procura discente: coreano (44,7%), libras (19%), português (10,1%) e chinês (02%). Apesar do aumento, o espanhol e o francês continuam liderando o ranking das línguas mais procuradas pelos estudantes dos Estados Unidos, seguidos respectivamente pela linguagem gestual, alemão, italiano, japonês, chinês, árabe, latim e russo.

A pesquisadora Rosemary Feal, diretora executiva da MLA, analisa o declínio do número de estudantes dedicados aos estudos de idiomas estrangeiros: “Não sabemos se o que aconteceu é apenas parte de uma descida geral nos cursos de humanidades. Muitos alunos tiveram neste período a necessidade de centrar a sua educação naquilo que é essencial para o mercado de trabalho”, disse, lembrando que o relatório se reporta ao período mais difícil da crise financeira, entre os anos de 2009 e 2013.

(*) O relatório final do estudo encontra-se disponível em: http://www.mla.org/pdf/2013_enrollment_survey.pdf

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s