Plágio, fabricação de dados e os rumos da ciência nacional

Por Joanna Cassiano,

 No fim do último mês de Outubro, a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo tornou pública pela primeira vez cinco casos de fraudes científicas. Apesar do código de “Boas Práticas Científicas” ter sido lançado pela instituição em 2001, buscando reforçar na comunidade científica uma cultura sólida e bem arraigada de integridade ética de pesquisa, essa foi a primeira vez que casos de plágio, coautoria falsa e fabricação de dados foram abertamente divulgados.

Os casos publicados envolvem pesquisadores da USP e da UNICAMP e podem ficar expostos publicamente por até 5 anos, dependendo da gravidade da violação ao código de Boas Práticas Científicas. Em entrevista ao Jornal Estadão, Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência afirma que a medida é também uma forma de mostrar ao contribuinte que o uso dos recursos públicos está sendo fiscalizados. Segundo ela: “É preciso defender a integridade científica acima de tudo”.

Ainda em entrevista ao Estadão, Sérgio Pena, um dos autores do guia Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica, da Academia Brasileira de Ciência, afirma que a medida é uma garantia de que os recursos de pesquisa não caiam em “mãos erradas”, embora acredite que a iniciativa atingirá apenas uma parcela muito pequena dos casos de fraude existentes na academia.

O fato se encontra no cerne de uma discussão que sempre buscamos levantar em nossas publicações, que diz respeito às configurações mercantilizadas do processo de produção do conhecimento na atualidade. Cada vez mais orientados por índices e rankings, não é de se espantar que o comprometimento dos pesquisadores com o fazer científico ético e responsável seja em muitos casos deixado em segundo plano. Dessa forma, não somente casos como os denunciados pela FAPESP são e serão cada vez mais correntes dentro da esfera acadêmica, mas como a própria ciência brasileira só tem a perder.

 

Fonte: http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,pela-1-vez-fapesp-torna-publicas-fraudes-cientificas,1573170

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s