Revistas de menor impacto se destacam entre as mais citadas do mundo

Por: Joanna Cassiano

Mais de 25% dos mil artigos mais citados do mundo no ano de 2013, foram publicados em revistas de fora do “grupo de elite” da literatura científica. O número significa um aumento de 64%   na participação das revistas de menor impacto entre as mais citadas, em relação ao ano de 1995. O levantamento foi feito pela equipe do Google Scholar e envolveu seis áreas do conhecimento.

O estudo também revelou que o número de citações  atribuídas a trabalhos publicados em revistas “não elite” em 2013 foi equivalente a 47% do total de citações da literatura científica naquele ano, comparado a 27% em 1995. Ou seja, a comunidade científica  não só está publicando mais artigos de melhor qualidade em revistas de menor impacto, como esses artigos estão sendo mais notados e citados como um todo.

Os números são uma tendência importante na construção de um modelo de circulação do conhecimento mais plural e democrático, rompendo com as oligarquias formadas pelas publicações da elite mundial. As tendências igualitárias mais marcantes foram nas áreas de Ciência da Computação, com um aumento de 133% nas citações de artigos em revistas não-elite, além dos campos da Física e Matemática, que triplicaram a participação de revistas de menor impacto entre as mais citadas nas últimas duas décadas.

Nas Ciências Sociais, entre os mil artigos mais citados no ano de 2013, 349 se encontram publicados em revistas fora do “topo”. Hadas Shema, cientista da informação da Universidade Bar-Ilan, em Israel, afirma:  “O crescimento das revistas de acesso aberto e de repositórios abertos de artigos pode também explicar alguns desses nivelamentos”.

Fonte: http://news.sciencemag.org/scientific-community/2014/10/uprising-less-prestigious-journals-publishing-greater-share-high-impact?utm_campaign=email-news-latest

Pesquisa Google Scholar, divulgada como pré-publicação: http://arxiv.org/pdf/1410.2217.pdf

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s