Sobre o núcleo de pesquisa NIEAAS

Por Leonel Salgueiro,

Nesta última quinta-feira (13/11), aconteceu no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ o lançamento do site do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e das Relações Sul-Sul (NIEAAS). O site é coordenado pela Dra. Beatriz Bissio, professora adjunta do departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e tem como objetivo criar um espaço de reflexão e pesquisa sobre a realidade da Ásia e da África, com ênfase na civilização árabe-islâmica, e também sobre o estado atual e as potencialidades futuras da cooperação entre essas regiões e a América Latina (a chamada cooperação Sul-Sul).

O evento contou com duas mesas de debate, a primeira delas composta pelos professores Paulo Cannabrava, Leonardo Valente, Mônica Bruckman e Beatriz Bissio como moderadora. A primeira mesa se direcionou ao tema da política internacional vista do sul e o papel da academia na construção de uma visão de mundo. A segunda mesa, mediada pelo professor Murilo Meihy e composta pelas professoras Beatriz Bissio, Eloisa Martin e a diretora presidente do Ipeafro Elisa Larkin, destacou a questão da universidade na produção de conhecimento, na mídia e nas novas tecnologias.

Descrito em sua página introdutória, o projeto do NIEAAS promove uma visão multidisciplinar da problemática analisada, na convicção de que os problemas do mundo contemporâneo e, em particular das relações Sul-Sul, requerem uma abordagem abrangente, com enfoques comparativos, que comportam o aporte de várias áreas do conhecimento. Os membros do núcleo, alunos de graduação, trabalham, entre outras fontes, com o acervo da revista “Cadernos do Terceiro Mundo” (1974-2006), que foi dirigida por Beatriz Bissio. O NIEAAS também procura gerar um espaço propício para o desenvolvimento de vínculos com instituições culturais e científicas dessas regiões.

É importante ressaltar que o site do núcleo é também, assim como o Circuito Acadêmico, uma plataforma produzida e alimentada por alunos(as) de graduação. E assim como nós, os alunos postam conteúdos relacionados aos temas abordados no site e também abrem as portas para o envio de artigos, o qual você pode fazer clicando aqui.

É com felicidade e orgulho que descrevemos nossa geração, criada em um ambiente online e conectado, como aquela que abraça a ideia das plataformas online trazendo a ciência e o mundo científico (principalmente o brasileiro) à rede. Como lembrado no debate produzido pelo núcleo, a democratização do conhecimento científico é um tema recorrente nos fóruns e associações de classe e a internet não pode mais ser definida somente como um meio de comunicação. Cabe a nós, portanto, utiliza-la como uma porta de contato entre a academia e o mundo em suas diferentes formas de produção científica.

Como costumamos citar aqui no Circuito, o sociólogo Michael Burawoy descreve a prática de uma Sociologia que se faça pública como de fundamental importância para o avanço do campo científico, assim como para os principais diálogos pautados no momento (Sul-Sul, Norte-Sul, Centros e Periferias). Quando pensamos o cientista social como um elo entre a academia e o “além muro” percebemos que as propostas dos alunos de graduação são um começo a produção de conteúdo visando o contato, não só entre academias, mas que abranja os diferentes tipos de circulação do conhecimento.

O Circuito Acadêmico parabeniza esses estudantes e pede a vocês leitores que abram mais um lugar nos seus dias para a visualização do conteúdo produzido por eles. É de fundamental importância que o conhecimento circule e cabe a nós fazê-lo, pois se esperarmos que façam por nós, como afirma Burawoy, estaríamos fadados ao esquecimento.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s