PLATAFORMAS DO CONHECIMENTO – O BRASIL NO CENÁRIO CIENTÍFICO INTERNACIONAL

Por Edmar M. Braga Filho

Foi-se a época de Copa do Mundo, e uma importante notícia passou despercebida pelos noticiários brasileiros. Foi lançado, no dia 25 de junho, um decreto que instaura uma nova oportunidade para o Brasil alavancar nas áreas de Ciência e Tecnologia. Trata-se do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento, cujo primeiro edital deve ser lançado ainda este ano.

Arranjos público-privado, as plataformas serão uma oportunidade para pesquisadores de excelência, do Brasil e do exterior, desenvolverem projetos estratégicos para o desenvolvimento nacional. As áreas beneficiadas serão sobretudo tecnológicas: agricultura, energia, saúde, Defesa, informação, comunicação, entre outras. Destaco que é mais uma oportunidade de trabalho para cientistas, ainda muito concentrados na Universidade.

Trata-se de articulações entre empresas, órgãos de pesquisas e universidades, com financiamento da CAPES, CNPq, BNDS e FINEP. Baseada em experiências internacionais, como na China, União Europeia e EUA, tal programa também é uma tentativa do governo de entrar com maior peso no quadro competitivo mundial da chamada CT&I. Para Glauco Arbix, um dos idealizadores do projeto, as plataformas não serão uma forma de constrangimento da produção do conhecimento científico pelo Estado, mas uma via de adequar a curiosidade científica à resolução de questões que dizem respeito ao desenvolvimento do país. O programa nos colocaria, segundo ele, no mesmo patamar que os países anteriormente citados.

Importante notar, todavia, que, da mesma forma que se deu com o programa Ciência sem Fronteiras, as Ciências Humanas não foram consideradas essenciais para o desenvolvimento do país. Com inúmeras questões urbanas, sociais, campesinas e culturais passíveis de serem problematizadas, pesquisadas e solucionadas, este ramo do saber foi deixado à margem de uma definição de desenvolvimento nacional.

Notícia do lançamento:

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/355222.html

Vídeo sobre o projeto:

http://blog.planalto.gov.br/assunto/plataformas-do-conhecimento/

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s