Desafios das publicações brasileiras em periódicos internacionais– Entrevista com o professor Tom Dwyer – 2 parte

Por Julia França e Leonel Salgueiro,

Na segunda parte da entrevista, o professor Tom Dwyer (Unicamp) identifica três dos principais motivos da modesta presença de artigos brasileiros em periódicos internacionais.  Em primeiro lugar, o professor Dwyer argumenta que muitas das revistas internacionais mais prestigiosas tem uma presença mínima de autores vindos dos países em desenvolvimento e levanta a questão de uma possível prática discriminatória destas revistas, que acabaria beneficiando os países do Norte . Em segundo lugar, avalia como problemática a ausência das nossas revistas nos indexadores internacionais. E, finalmente, indica a falta de interesse dos pesquisadores brasileiros em publicar internacionalmente.

Ademais, o professor avalia as desculpas dadas pelos pesquisadores brasileiros para a pouca publicação internacional. Entre elas, menciona o excesso de tempo empregado em aulas, a falta de recursos para tradução destes materiais, a visão dos sociólogos que se engendram na politica e não se definem como inteiramente acadêmicos, a falta de uma cultura nacional critica e aberta ao debate, o complexo de inferioridade que surge na maioria dos sociólogos periféricos, o excesso de formação no país e a língua inglesa como padrão de internacionalização.
 
Lembrando ao leitor,  que esta entrevista foi dividida em três partes, caso não tenha visto a primeira, clique aqui. Acompanhe, logo abaixo,  a segunda parte da entrevista:
Mini-bio: O professor Tom Dwyer é formado pela Victoria University Of Wellington (1973), mestrado também na Victoria University Of Wellington (1975) e doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1978), pós-doutorado pela University Of Canterbury (1983) e pós-doutorado pela Cornell University (1990). Atualmente é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas, líder do Laboratório Interdisciplinar Informática e Sociedade (Unicamp), membro do ‘Executive Committee’ da International Sociological Association (2010-2014). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) 2005-2009. Vice Presidente (Latin America), Research Committe 34 – Sociology of Youth – International Sociological Association, 2006-2010. Membro dos conselhos editoriais de várias revistas científicas, entre as quais: Current Sociology, Policy and Practice in Health and Safety (Londres), Hermès (Paris), Sociedade e Estado (UnB), e LIINC em Revista (Rio de Janeiro).
 
Não deixem de acompanhar os trabalhos do professor Dwyer. Desta vez, separamos dois artigos que comparativos entre o Brasil e China e Nova Zelândia.

 

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s