Os desafios no caminho a internacionalização da Academia brasileira – Entrevista com o professor Tom Dwyer – 1 parte

Por Julia França e Leonel Salgueiro,

A equipe do Circuito Acadêmico tem o prazer de lançar a primeira videoconferência que inaugura nossa sessão de vídeos.
Para inaugurar esta sessão, convidamos a assistir a entrevista realizada com o professor Tom Dwyer da Universidade Estadual de Campinas. Podem encontrar a biografia e outros artigos do professor Dwyer no final deste post.


Separamos a entrevista em três vídeos distintos, contendo cada um deles uma pergunta feita pela equipe e a resposta do professor.
Na primeira parte foram abordados os desafios da academia brasileira para se internacionalizar. O professor Tom Dwyer parte da ideia de Wolf Lepenies da divisão entre a cultura das naturalidades e a cultura das humanidades. Haveria, então, uma perspectiva de internacionalização das Ciências Humanas como “aquela em que você não busca o outro, mas o outro vem te buscar”.
Este vídeo é lançado nesta segunda-feira, mas a partir da próxima semana fará parte de nossas postagens semanais de vídeos, sempre às sextas-feiras.
Para ficar por dentro de todas as entrevistas que serão postadas no site, assine nosso canal no youtube e não deixe de acompanhar nossa página do facebook.
Fiquem então com a primeira parte desta entrevista e não deixem de conferir nossos outros materiais postados todas as segundas, quintas e sextas-feiras no site do Circuito Acadêmico.

Mini-bio: O professor Tom Dwyer é formado pela Victoria University Of Wellington (1973), mestrado também na Victoria University Of Wellington (1975) e doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1978), pós-doutorado pela University Of Canterbury (1983) e pós-doutorado pela Cornell University (1990). Atualmente é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas, líder do Laboratório Interdisciplinar Informática e Sociedade (Unicamp), membro do Comitê Excutivo da International Sociological Association (ISA) entre 2010 e 2014. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) 2005-2009. Vice Presidente do Comitê de Pesquisa 34 (RC34) de Sociologia da Juventude da ISA (2006-2010). E é membro dos conselhos editoriais de várias revistas científicas, entre as quais: Current Sociology, Policy and Practice in Health and Safety (Londres), Hermès (Paris), Sociedade e Estado (UnB), e LIINC em Revista (Rio de Janeiro).
Para acompanhar o trabalho do professor Tom Dwyer, separamos dois dos seus artigos que tratam sobre internacionalização das ciências sociais:
DWYER, Tom . Notes on Some Difficulties Relating to the Internationalization of Brazilian Academic Sociology. In: International Sociological Association Conference of the Council of National Associations. Facing an Unequal World, Challenges for Sociology., 2009, Taipei, Taiwan. Facing an Unequal World, Challenges for Sociology.. Taipei: Sinica Institute, 2009.

DWYER, Tom . Reflexões sobre a internacionalização da Sociologia brasileira.. Revista Brasileira de Sociologia, v. 1, p. 57-87, 2013.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s